CATÁLOGO VIRTUAL DO EMPREENDEDOR         

MCC MKT, CONSULTORIA & CAPACITAÇÕES

     NÚCLEO DE APOIO AO EMPREENDEDOR

DIVULGAÇÃO GRATUITA

PASTORAL DO EMPREENDEDOR

FEIRA DO EMPREENDEDOR

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.6/5 (395 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


O QUE É M.E.I.
O QUE É M.E.I.

https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/quero-ser-mei/o-que-e-ser-um-mei 

 

     O Microempreendedor Individual (MEI) é uma figura jurídica criada no Brasil para formalizar pequenos empreendedores que atuam de forma autônoma. A legislação do MEI foi estabelecida pela Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008, com o objetivo de incentivar a formalização de negócios, simplificar a burocracia e oferecer benefícios sociais aos microempreendedores.

>Características do Microempreendedor Individual (MEI):

1.Faturamento: O MEI pode faturar até R$ 81.000,00 por ano (valor que pode ser atualizado anualmente). Esse limite é um dos principais critérios para a classificação como MEI.

2.Atividades Permitidas: Existem diversas atividades que podem ser desenvolvidas sob a categoria de MEI, incluindo comércio, prestação de serviços e produção artesanal. No entanto, algumas atividades não são permitidas, e é importante verificar se a atividade desejada se enquadra nas regras do MEI.

3.Número de Funcionários: O MEI pode ter apenas um funcionário contratado, que deve receber um salário mínimo ou o piso da categoria.

4.Registro Simplificado: O processo de formalização é bastante simplificado. O empreendedor pode se registrar como MEI pela internet, por meio do Portal do Empreendedor, sem a necessidade de um contador.

5.Benefícios: Os microempreendedores individuais têm acesso a uma série de benefícios, como:


- Cobertura Previdenciária: O MEI contribui para a Previdência Social e, assim, tem direito a benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, entre outros.


- Emissão de Notas Fiscais: O MEI pode emitir notas fiscais, o que facilita a formalização de suas atividades e a relação com clientes e fornecedores.


- Acesso a Créditos e Financiamentos: Com a formalização, o MEI pode ter acesso a linhas de crédito específicas e melhores condições de financiamento.

 

6. Obrigações: Apesar da simplificação, o MEI tem algumas obrigações, como:


- Pagamento do DAS: O MEI deve pagar mensalmente o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que é uma taxa fixa que varia de acordo com a atividade exercida.


- Declaração Anual: O MEI deve fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), informando o faturamento do ano anterior.

 

>Importância do MEI

     A figura do Microempreendedor Individual é importante para a economia brasileira, pois permite que pequenos empreendedores se formalizem, contribuindo para a geração de empregos e o fortalecimento do setor informal. A formalização traz segurança jurídica e acesso a benefícios que podem ajudar os microempreendedores a desenvolverem seus negócios de maneira sustentável.

topo