CATÁLOGO VIRTUAL DO EMPREENDEDOR         

MCC MKT, CONSULTORIA & CAPACITAÇÕES

     NÚCLEO DE APOIO AO EMPREENDEDOR

DIVULGAÇÃO GRATUITA

PASTORAL DO EMPREENDEDOR

FEIRA DO EMPREENDEDOR

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.6/5 (381 votos)




ONLINE
4





Partilhe esta Página



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


PASTORAL DO EMPREENDEDOR NACIONAL
PASTORAL DO EMPREENDEDOR NACIONAL

https://www.pastoraldoempreendedor.org.br/ 

1. QUEM SOMOS?

     A Pastoral do Empreendedor é uma ação da Igreja Católica que se organiza em núcleos paroquiais para acolher e cuidar de mulheres e homens empreendedores que compartilham a jornada, assim como ovelhas em busca do Bom Pastor. A Pastoral declara que empreendedores e empresários são bem-vindos em nossa Igreja, lembrados e amados.

     Para cumprir esse papel, a Pastoral do Empreendedor:

• Fomenta a espiritualidade no empreendedor, propondo a oração com os acontecimentos do cotidiano e uma postura de fé diante dos obstáculos.

• Inspira a aproximação do empreendedor com a Palavra de Deus para iluminar o dia a dia dos negócios e encontrar a sabedoria necessária nos momentos de decisão.

• Acolhe, cuida e apoia os empreendedores nessa caminhada de fé e negócios.

2. MISSÃO, VISÃO, VALORES E ORGANIZAÇÃO

: : Missão

     Cuidar pastoralmente dos empreendedores, oferecer um lugar de acolhida, promover um aprofundamento da Palavra de Deus e levar ao conhecimento de todos a Doutrina Social da Igreja.

 

: : Visão

     Empreendedores acolhidos e fortalecidos em sua jornada, na Igreja e na sociedade, como cristãos éticos e comprometidos com o Reino de Deus.

: : Valores

  • Gratidão a Deus

  • Fé, esperança e caridade

  • Comunhão

  • Gratuidade no servir

  • Ética Cristã

  • Compaixão

  • Respeito à dignidade humana

  • Solidariedade

  • Subsidiariedade

: : Organização

   A Pastoral do Empreendedor acontece a partir da base, na vivência das paróquias, onde os empreendedores se encontram e são acolhidos em sua vocação empreendedora nos núcleos de pastoral.

     A organização da Pastoral é estruturada para animar, apoiar, servir e manter a sua unidade. Essa unidade é constituída pelo desejo de progredir juntos, como ovelhas guiadas pelo Bom Pastor.

  Assim se estabelece a Coordenação Nacional, como instância de responsabilidade da Pastoral. Ela é composta por sacerdotes e leigos, com a responsabilidade de transmitir aos núcleos paroquiais ou diocesanos as grandes orientações da Pastoral e de zelar pela integração de conhecimentos e espiritualidade. Participam da Coordenação Nacional, os leigos responsáveis pela organização das Regionais (5 regiões – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul). Eles cuidam da transmissão de orientações, informações e na expansão. O grupo da Coordenação Nacional é renovado a cada 3 anos

    Nas estruturas da Pastoral do empreendedor, sugere-se que sempre sejam estabelecidos com papéis e responsabilidades, como por exemplo:

  • Padre Referencial: deve dar suporte espiritual para o Núcleo da Pastoral do Empreendedor;

  • Coordenação: responsável pela condução dos trabalhos em geral e distribuição de atividades do grupo, conforme as experiências de cada um. É responsável pelo contato com a Coordenação Nacional e o alinhamento estratégico da atuação do núcleo local;

  • Secretaria: responsável pela preparação de materiais, elaboração e arquivamento dos materiais de registro das atividades.

  • Comunicação: responsável por providenciar a divulgação das atividades da Pastoral na paróquia e externamente.

  • Liturgia: responsável pela preparação e suporte aos momentos litúrgicos, como encontros, retiros, missas, visitas.

SIGNIFICADO DA LOGOMARCA DA PASTORAL DO EMPREENDEDOR

     A marca da Pastoral do Empreendedor expressa dinamismo, movimento, sonho de voar e ir sempre mais longe. Vemos no desenho a formação de uma pomba, que nos traz a força do Espírito Santo que inspirou essa Pastoral para a Igreja e age na vida de todos os empreendedores.

     As asas da pomba lembram mãos abertas, que significam a Igreja que cuida e acolhe os empreendedores, um gesto de amor e carinho, lembram também a generosidade, só sabe amar de verdade que tem mãos abertas, punhos abertos, sem mesquinhez. Mãos que trabalham, tiram o sustento, produzem, constroem, fazem um mundo melhor, mãos de empreendedores e empreendedoras.

     Na parte superior vemos uma língua, que agradece, que louva, que bendiz o Nome do Senhor, que evangeliza outros empreendedores. Pode-se interpretar também como o Sagrado Coração de Jesus, cheio de ternura e misericórdia, que diz “Vinde a mim todos vós que estais cansados com o peso dos vossos fardos e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

   As cores são vivas, diversas, alegres, que refletem a criatividade do empreendedor, a diversidade de empreendimentos, a mistura, a beleza da criação de Deus.

topo